Artigos
Confira as publicações recentes
Confira todos os artigos já publicados pelo Dr. Felipe Serzedello

A técnica minimamente invasiva para correção de joanete representa um marco na cirurgia do pé. Com incisões milimétricas, instrumental especializado e planejamento cirúrgico preciso, esta abordagem proporciona resultados equivalentes ou superiores às técnicas tradicionais, com benefícios significativos: menor dor pós-operatória, recuperação acelerada e resultado estético superior.

A entorse de tornozelo é uma das lesões mais comuns, afetando tanto atletas quanto pessoas comuns no dia a dia. Ela ocorre quando os ligamentos que sustentam o tornozelo são esticados ou rasgados devido a um movimento brusco ou inadequado. Essa lesão pode variar de leve a grave, dependendo da extensão do dano aos ligamentos.

Após a cirurgia, muitas pessoas ficam preocupadas com o inchaço que ocorre no pé e no tornozelo. O edema pós cirúrgico faz parte do processo que envolve a cirurgia, sendo uma alteração bastante presente nas cirurgias de pé e tornozelo. A intensidade e duração variam, mas de maneira geral, o edema pode persistir por meses após a operação.

O Joanete do quinto dedo – ou Bunionete – é uma proeminência na borda externa do pé, próxima à base do menor dedo. É mais frequente nas mulheres, o que pode estar relacionado ao uso de sapatos de bico fino. Entre os principais sintomas está a dor relacionada ao atrito entre a protuberância e o calçado.

Metatarsalgia é uma dor na parte da frente da sola do pé, na região dos metatarsos, que pode ser causada por diversos fatores como uso de salto alto, excesso de peso, atividades de impacto e falta de alongamento. O tratamento pode ser não cirúrgico - o que inclui modificação nos tipos de calçados, fisioterapia, fortalecimento dos músculos dos pés - ou cirúrgico, quando as medidas conservadores não surtem efeito.

A ruptura do tendão de Aquiles é uma lesão grave, que acomete o principal tendão do tornozelo. Nessa lesão, ocorre o rompimento do tendão, o que prejudica o funcionamento do pé e tornozelo. A avaliação do ortopedista é fundamental para confirmar o diagnóstico. O tratamento , na maioria dos casos, é realizado através de cirurgia e envolve um intenso programa de reabilitação com fisioterapia.