Os cuidados diários com os pés são importantes para mantê-los saudáveis e evitar problemas futuros.
Esse cuidado envolve a atenção que é dada às unhas, seja no corte ou na escolha dos produtos que são usados nelas.
Apesar de parecer algo fácil e banal cuidar das unhas, alguns maus hábitos podem colocar a saúde dos seus pés em risco.
Será que você pratica algum deles?
Confira abaixo,
8 mitos e verdades sobre os cuidados com as unhas dos pés:
A extremidade da unha já passou por todo processo de crescimento. Cortar ou lixar não atinge a matriz e, portanto, nenhuma dessas atividades interfere na saúde das unhas.
O corte deve ser reto e limpo, sem deixar bordas irregulares.
Também é importante não aparar demais os cantos, o ideal é que após o corte, a unha tenha um formato próximo a um quadrado, para isso utilize um cortador próprio para os pés.
Procure cortar as unhas após o banho, pois elas estarão mais maleáveis e o trabalho será mais fácil. Evite cortar muito rente à “carne” abaixo da unha, para evitar descolamentos e machucados.
A cutícula nada mais é do que uma proteção natural, uma barreira contra a entrada de fungos e bactérias.
Remover essa pele que fica sobre a unha desativa essa proteção. O ideal é empurrá-la ou remover apenas o excesso quando houver.
Instrumentos como alicates, tesouras e cortadores, quando não esterilizados de forma adequada podem transmitir hepatite, além de poder causar outras infecções por fungos e bactérias.
Você deve ter o seu material pessoal para os cuidados com as unhas e não o compartilhar.
A umidade, associada ao calor local, torna a região propícia para a proliferação de microrganismos que podem causar doenças. Entre elas, uma das mais comuns é a micose.
Portanto, para evitar problemas, seque bem as unhas, varie os sapatos e troque de meia com frequência.
A unha é formada principalmente por células mortas impregnadas de queratina e, portanto, não tem a necessidade de respirar.
O que acontece é que com o uso prolongado de esmaltes que contém substâncias agressivas, pode ocorrer ressecamento e danificação das unhas.
É possível pintar constantemente as unhas, sem intervalos e mesmo assim mantê-las saudáveis, para isso, escolha linhas de esmaltes livres desses compostos tóxicos.
A acetona é uma substância bastante agressiva. Com o tempo, seu uso torna as unhas danificadas e esbranquiçadas.
Atualmente, existem opções no mercado de removedores de esmalte livres de acetona. Dê preferência a esses produtos para manter as unhas saudáveis.
E não se esqueça, caso perceba alguma alteração ou sintoma nos pés, não deixe de procurar a avaliação do médico especialista!
© Dr. Felipe Serzedello - Todos os Direitos Reservados